Páginas

Gerenciamento remoto de equipamentos seriais

Como aderir ao M2M sem quebrar o banco...

Existem milhares de equipamentos por ai cuja única forma de comunicação com o mundo exterior é uma porta serial RS232. São máquinas para venda de produtos ao consumidor final, como venda de refrigerantes, lanches, café, ou equipamentos para automação industrial, como CLP, medidores de energia, ambientais, etc.
Na sua grande maioria o acesso serial serve para configuração e diagnóstico, e exige a presença de um técnico no local, incorrendo em custos de deslocamento e prejuízos ao cliente durante o tempo em que a máquina está parada.
Infelizmente não é possível manter um técnico ao lado da máquina o tempo todo, mas existe uma forma muito barata e simples de remediar esse problema: um conversor de protocolo RS232/422 para TCP/IP com transmissão pela rede celular GPRS.


Este gateway abre um canal de comunicação bi-direcional entre as duas pontas, completamente transparente  ao aplicativo. Em bom Português, isso significa que o aplicativo de controle no laptop (o mesmo software que você usa hoje), poderá controlar e monitorar o PLC na outra ponta exatamente como faria um técnico no local.


A economia resultante é óbvia, mas melhor ainda é perceber a satisfação do cliente ao ver o seu equipamento consertado antes mesmo de saber que havia um problema!

Caso tenhamos uma inteligência na ponta (não humana), como um software de controle e monitoração autonomo, teremos chegado à uma situação que pode ser chamada de M2M - machine to machine, com custo baixíssimo e ROI em prazo muito pequeno.
Fonte: Robustel