Páginas

M2M: Wyless adquire participação majoritária da TM Data

Companhia aumenta penetração da TM Data no País e expande visão de negócios para além da América Latina
 
A Wyless adquiriu participação majoritária da TM Data e a soma das companhias dá origem à Wyless TM Data Brasil, estritamente com foco no negócio de machine-to-machine (M2M). A brasileira TM Data opera há 13 anos no mercado, gerenciando uma rede que liga as quatro operadoras de telefonia celular no Brasil, Claro, Oi , TIM e Vivo. Com a chegada da Wyless, há planos para colocar a plataforma de distribuição global, Porthos , em ação, o que dará a Wyless TM Data Brasil acesso aos mercados globais, afirma a companhia em comunicado. A negociação foi feita de forma privada e informações mais específicas da compra não foram abertas.

O mercado M2M no mundo tem recebido atenção de analistas de mercado, ressalta em e-mail Sérgio Souza, CEO da TM Data. As previsões de números de conexões, segundo a Ericsson, chegarão a 50 bilhões em 2020. Já a Machine Research, que considera apenas conexões M2M, acha que passaremos de 1 bilhão de máquinas conectadas em 2010 para 12 bilhões em 2020, um crescimento menor, mas ainda agressivo, que será acompanhado de um serviços e produtos na cadeia de valor, avalia.
“No Brasil, a base M2M cresceu de 6,3 milhões em junho de 2012 para 7,6 milhões em junho de 2013, de acordo com a Anatel. Um crescimento de 20,6%. Acreditamos que essa taxa de crescimento deve se manter pelos próximos anos, e que o aparecimento novos segmentos como telemedicina e smartgird, além da provável redução de impostos nos próximos meses poderão trazer crescimento ainda mais acentuados”, ressalta o executivo.

O executivo afirma que os planos da companhia para o País são ambiciosos, devido ao grande potencial do segmento M2M. O primeiro grande investimento será a implantação do sistema Porthos. “Nossas equipes estão trabalhando com as operadoras e parceiros para que as vantagens possas ser sentidas rapidamente pelos clientes. Nossa equipe será ampliada para aumentar a abrangência para outros países da América Latina. Mais de 1,5 Milhões serão investidos para buscar e treinar talentos em 2014″, afirma.
Souza vê oportunidades crescentes no Brasil, devido o atendimento direto das operadoras aos clientes que, para ele, está aquém. “Os clientes estão acostumados a ser atendidos diretamente pelas operadoras e vem sofrendo a falta de uma oferta que possa se adaptar as demandas logísticas, de customizações técnicas, de atendimento diferenciado, de planos comerciais especiais, de incentivo a projetos inovadores”, pontua.
A companhia espera atingir crescimento de 75% até o final do ano. “Nossas marcas serão mantidas para que os atuais clientes sintam-se seguros com a continuidade dos nossos serviços no País com a mesma qualidade. A adição da Wyless significará o acesso a tecnologias mais avançadas e acesso a oportunidades globais”.

O executivo define os planos da empresa como: crescer para atender os outros países da América Latina, trazer os serviços de engenharia para projeto de software embarcado e equipamentos móveis oferecidos nos EUA pela empresa do grupo chamada Clear Connex; trazer sistemas e tecnologia para levar a eficiência do controle de despesas de conectividade M2M ao nível internacional; desenvolver canais de vendas alternativos em todas as regiões do País; trazer opções para financiamento de equipamentos para suprir a enorme demanda existente no País; divulgar serviços e produtos maduros desenvolvidos no Brasil para outros países do mundo onde possam ser competitivos.
“Sabemos que as nossas características regulatórias, fiscais e logísticas são um desafio para a implementação de negócios globais em ambos os sentidos. Nós estamos reduzindo estas barreiras”, finaliza o executivo.

Fonte: http://crn.itweb.com.br