Páginas

Publicada especificação para SIM integrado ou "genérico"

A GSMA anunciou hoje a publicação de sua especificação para permitir o provisionamento e gerenciamento remoto "over the air" de SIMs Integrados em dispositivos máquina a máquina (M2M). A especificação, que tem o apoio das principais operadoras de telefonia móvel do mundo e fornecedores de SIM, vai ajudar a garantir soluções técnicas interoperáveis e acelerar ainda mais o crescente mercado M2M. As primeiras implementações da solução de SIM Integrado em conformidade com a GSMA deverão ser lançadas em 2014.
"O número de dispositivos móveis conectados deve chegar a 11 bilhões até 2020, crescimento que será liderado predominantemente pelos avanços no mercado M2M", disse Alex Sinclair, diretor de Tecnologia da GSMA. "Este nível de crescimento será fortemente dependente da adoção de uma provisão global e interoperável comum de SIM e arquitetura de gerenciamento que permita que o mercado M2M floresça. A especificação lançada hoje terá um impacto significativo sobre o mercado M2M, uma vez que ela vai ajudar a proporcionar uma redução de custos operacionais e gerar economias de escala."
O uso de SIMs tradicionais, que exigem a inserção e substituição em dispositivos M2M para o transporte, medição de utilitário ou outras aplicações, podem apresentar desafios, porque os dispositivos M2M estão muitas vezes localizados remotamente e hermeticamente fechados.


O SIM não removível específico é integrado ao dispositivo M2M no ponto de fabricação e mais tarde pode ser remotamente fornecido com o perfil de assinatura da operadora que fornece a conectividade, o que pode ser posteriormente alterado ou modificado pelo ar (over the air). Isso elimina a necessidade de intervir para substituir cartões SIM durante a vida útil de cada produto M2M, reduzindo custos operacionais e logísticos contínuos.
A especificação do SIM Integrado permite que as operadoras de rede móvel forneçam conectividade escalável, confiável e segura para dispositivos M2M conectados. Além disso, o SIM Integrado padrão da indústria elimina a necessidade de cada operadora desenvolver sua própria solução técnica para o provisionamento remoto de seus SIMs e também facilita a mudança de operadora, se necessária, no final de um contrato.
O projeto SIM Integrado tem o apoio de operadoras e parceiras de produtos e soluções SIM de todo o mundo, inclusive a AT&T, China Mobile, China Unicom, Deutsche Telekom, Gemalto, Giesecke & Devrient, Morpho (Safran), NTT DOCOMO, Oberthur Technologies, Orange, Telecom Italia, Telefonica, Telenor e Vodafone.
Para mais informações sobre o projeto SIM Integrado da GSMA visite http://www.gsma.com/connectedliving/embedded-sim/